terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Carne Seca - Carne de Sol

A carne seca é uma das formas mais antigas de conservar carnes, ao adicionar sal e desidrata-lá, dispesa a refrigeração e pode durar um longo tempo.

No Brasil as melhores carnes seca vem das regiões norte e nordeste, realmente eles são expecialistas nesta arte... Muito se confunde entre a carne seca, carne de sol, carne de charque, jabá, por minhas experiências a carne de sol, é uma carne mais suculenta, ela recebe menor quantidade de sal, e passa pouco tempo no sol ou na lua, pois parte do seu processo e noturno, a carne seca, ja recebe muito sal, tem uma durabilidade maior...

Para quem vive aqui no EUA, certamente já bateu aquela vontade de um bolinho de abóbora com carne seca, um escondidinho, feijoada com pedaços de carne seca e logo foi ao google "onde encontrar carne seca em Atlanta", "onde encontrar carne seca em Washigton", "onde encontrar carne seca em Miami" e assim em diversas cidades nos EUA.

Bom, eu não tive este problema, usei um pouquinho do meu sangue e conhecimentos da minha decendência nordestina, da qual tenho muito orgulho, do meu avô secando carnes na casa dele e fiz a minha em casa, e vou compartilhar com vocês... Esta será uma receita base, que irei utilizar em outras receitas que postarei em breve...

Ingredientes:
1 Kg e 500 gr de Carne de fibras largas (cochão duro, cochão mole, chã-de-dentro, fraldinha, paleta, peito, contra filet, alcatra, etc...)
2 Colheres (sopa) de tempero completo
3 Colheres (sopa) de sal






Preparo:
Pegue a peça de carne e pique em cubos grandes, no sentido da fibra da carne.


Tempere com o tempero completo, espalhando por toda carne.


Disponha os pedaços com uma pequena distância entre eles em uma assadeira  forrada com umas 3 camadas de papel toalha, e coloque metade do sal sobre a carne.


Deixe descansando por uma noite destampado para ir secando.
Na manhã seguinte, a carne estará com uma cor mais escura, o papel toalha bem molhado com sangue.


Coloque em um recipiente na mesma posição com o sal para cima, e deixe na geladeira durante o dia.


A noite, forre a assadeira novamente com papel toalha, dispoinha os pedaços de carne novamente na assadeira com papel toalha, desta vez invertendo as posições, a parte que estava em contato com papel toalha para cima, e a parte que estava com sal para baixo, coloque o restante do sal, e deixe descansar mais uma noite.


Na manhã seguinte, sua carne ja estará pronta, se preferir pode trocar o papel toalha e deixar durante o dia secando um pouco mais, porém o sabor já nos remete a nossa Brasilidade com esta carne seca.


Agora e só usar a imaginação de como vamos usar esta carne...

Sugestões:
Se você tiver pouco tempo para secar a carne como 1 noite, pique pedaços menores, tempere acrescente a primeira parte do sal, umas 4 horas depois troque o papel toalha vire a carne e coloque o restante do sal, você terá uma carne com aquele gostinho de carne seca em um tempo menor.

Se tiver mais tempo, pode cortar a carne em um bifão grosso, e secar por umas 3 ou 4 noites, sempre virando, trocando o papel para absorver o sangue, e colocando um pouquinho mais de sal.