Quem nunca chegou dia 26 de dezembro pela manhã, abriu a geladeira e ainda tinha lá, um monte de carne daquele peru ou chester enorme, ou pernil, até aquela leitoa que você ceiou no dia 24, almoçou e jantou dia 25, e não aguenta mais comer novamente.
Não se desespere, nem jogue fora, podemos aproveitar as sobras das festas, dando um tempo e um novo estilo.
Primeira dica, não tente reaproveitar o restante da carne no dia 26 de dezembro, pois por mais que você adicione os melhores tempeiro, adicione alguns legumes, etc, você ainda estará com o sabor da carne muito presente, então pegue uma saco plastico, coloque tudo que tenha um pouco de carne costelas, coxas, peito, pernil, etc... e os ossos tudo junto, pois agora não e hora de desosar, guarde no seu congelador, já guardei até 3 meses fica perfeito.
Em meados de janeiro, fevereiro ou até março é hora de repaginar essa carne, e voltar a mesa com estilo, então vamos lá....
Ingredientes:
Sobras da carne da sua ceia.
1 Cebola grande picada
4 Dentes de alho amassado
Cebolinha e salsinha picada
2 Xícara (chá) de leite
2 Colheres (sopa) de amido de milho
Tempero completo a gosto. Clique aqui para receita
4 Colheres (sopa) de óleo
Para aves
1 Lata de milho verde
1 Pimentão picado em cubos
2 Cenouras picada em cubos ou ralada
2 Tomates picados
Para suinos
1 Vidro de azeitona picada
1 Pimentão picado em cubos
2 Cenouras picada em cubos ou ralada
2 Tomates picados
Preparo:
Coloque toda suas sobras de carne com água na panela de pressão, deixe cozinhar por uns 30 a 45 minutos, depende da quantidade de carne que você tenha.
Após cozida, retire a carne reservando o caldo, e coloque para esfriar em uma assadeira, retire os ossos e cartilhagens, e a pele tanto para aves quanto para suinos e desfie a carne.
Em uma panela aqueça o óleo, adicione a cebola picadinha e o alho até ficarem trasparente, no caso de aves refogue o milho, pimentão, cenouras e tomate, no caso de suinos azeitona, pimentão, cenouras e tomate, refogue, e logo em seguida adicione a carne desfiada refogando.
Adicione parte do caldo reservado do cozimento até obter uma mistura bem molhadinha, adicione o amido dissolvido no leite, neste momento seu recheio ganhará corpo, se tornando em uma mistura cremosa.
Experimente o sal, adicione um pouco de tempero se nescessário, e por fim após desligar o fogo adicione cebolinha e salsinha.
Então é só usar a imaginação em recheio de salgados, panquecas, tortas, pode colocar na mesa para comer com pão frances, no sanduiche natural...
O meu fiz uma torta, logo vou dividir com vocês essa receita de torta que gosto bastante...
Sugestão:
Você pode adicionar mais ingredientes que você tenha em casa como ervilha, vargem picada, seleta de legumes, etc...
Preparou essa receita? Fale conosco nos envie seu feedback, fotos, acompanhe no instagran @paulojool ou contato por e-mail: paulojool@gmail.com.