Como vocês já viram, risoto é uma coisa que tem sempre aqui em casa, pelo menos duas vezes por semana, pois é muito fácil de fazer, como já mencionei em outra receita ainda vou postar a receita do risoto coringa, assim vocês vão usa-la como base, e vão usando a criatividade e me enviando as receitas.
Só um minuto, você disse que a receita é de risoto, ou é de Fondue??
Calma ai... Quem já leu minhas receitas de risoto sabe que eu não gosto de colocar margarina ou manteiga no risoto, sempre coloco mussarela ralada, queijo brie, requeijão cremoso, creme de leite, parmesão que deixa o risoto cremoso, por exemplo um risoto de filet mignon ou presunto parma, adicionar estes queijos não sobrepõe o sabor do risoto que não é de queijo e sim de filet mignon ou presunto parma.
Risoto com queijo gorgonzola e roquefort por exemplo são muito bons, mais devido ao sabor encorpado destes queijos, eles por si só dão sabor ao risoto dispensando qualquer outro ingrediente.
Bom como sempre coloco um queijo para deixar o risoto cremoso, um dia tinha o resto de uma mistura pronta de fondue de queijo no meu freezer, e não tinha nenhum queijo, então fiz o risoto e coloquei um pouco desta massa, então uma dica é sempre ter uma massa de fondue em casa para colocar no risoto.
Esta caixinha rendeu uns 10 risotos, pois com uma colher e meia a duas você finaliza um risoto para duas pessoas, eu guardo ele no congelador e vou tirando os pedacinhos com a faca e coloco no risoto, aqui em casa que fazemos risoto 2 vezes por semana a caixinha dura 1 mês.
Ingredientes:
2 Xícaras de café de arroz arbóreo
4 Xícaras de café de água
1 Cebola picada em quadradinhos
2 Colheres de sopa de azeite ou óleo de soja
2/3 Xícara de saque, cachaça, run ou 1 Xícara de vinho branco
2 Colheres de sopa de massa para fondue
Sal ou tempero completo e pimenta a gosto
Pimenta a gosto.
Preparo:
Aqueça o azeite em uma panela grossa, adicione a cebola refogando até soltar água e ficar transparente, adicione o arroz arbóreo e continue refogando, se preferir um risoto bem branquinho, não deixe nem o arroz nem a cebola refogarem muito até dourarem, agora se preferirem um risoto um pouco marrom, deixe a cebola ficar mais fritinha, bem moreninha.
Adicione o saque ou outra bebida que escolheu, espere evaporar o álcool, adicione duas xícaras de água, abaixe o fogo, coloque sal, pimenta, e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, a medida que a água vai secando, vá colocando mais.
Quando o arroz estiver cozinho ao seu gosto talvez você precise colocar um pouco mais de água, coloque a massa de queijo para fondue, e está pronto seu risoto.
Dica:
Grandes chefes e críticos defendem que o risoto precisa estar bem mole, a ponto de espalhar no prato, com grãos "al dente" eu particularmente defendo um risoto cremoso, com grãos um pouco mais cozido e mais consiste, então a quantidade de água depende do seu paladar.
Sugestão para servir:
Com uma Salada e um Medalhão de Filet Mingnon ou Picadinho de Carne
Nenhum comentário:
Postar um comentário