quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Tipos de fermento.

Hoje gostaria de trabalhar com uma dica que é base para o sucesso de muitas receitas. O FERMENTO, ele é essencial em bolos, pães e tortas, é muito importante conhecer como cada um funciona, para poder entender quando substituir, e porque sua receita não deu certo.





Fermento químico.

O próprio nome já diz, obtido a partir do bicarbonato de sódio e outros acídos, muito conhecido por muitos como Pó Royal, por ser uma das marcas mais usadas no Brasil. Ele reage instantaneamente liberando gases, bolhas que é possivel ver em massas líquidas como bolos e tortas é o fermento reagindo ao entrar em contato com liquidos, por isso a maioria das receitas o fermento é colocado no final do preparo, ao colocar o fermento no inicio da receita, ele começa a agir, e quando for assar seu bolo ou torta, todas as bolhas e gases já não estão mais presente na sua massa. Esse fermento tem melhor efeito em massas liquidas e cremosas, e não requer descanso.





Fermento biológico seco.

Muito utilizado em pães, roscas, massas de pizza e requer um tempo de descanso da massa para fermentação e bom resultado. Esse fermento consiste na digestão de parte do açúcar da receita por fungos, resultando na liberação de gás carbônico onde forma bolhas na massa deixando fofinha. Por estar adormecido, uma dica é sempre misturar esse fermento a liquidos morno, para ativar e ter um melhor resultado, liquidos muito quente, mata todos os fungos, fazendo com que sua massa não cresça.




Fermento biológico fresco.


Muito utilizado no passado, vendido em padarias por peso, hoje já é possivel encontrar em tabletes no supermercado, precisa estar refrigerado, parece uma massinha de cor bege, utilizado em paes, roscas e massas de pizza e requer descanso da massa para fermentação acontecer e obertermos bons resultados. Mesmo processo do fermento biologico seco, digestão do açúcar por fungos, liberando gás carbônico, formação de bolhas e massa fofinha. Indico o mesmo processo de dissolver o fermento em um líquido morno, para ativar os fungos.




Bicarbonato de sódio.

Um dos compostos do fermento químico, para um bom resultado o ideal e ser usado em receitas que tenha algum ingrediente acído como limão, laranja, iorgute, leite coalhado ( buttercream), vinagre, etc, assim como fermento químico, ideal ser adicionado no final da preparação.



Fermento natural.

No Brasil muito conhecido como "Levain" nome frances, pode ser feito em casa, pois é obtido a partir de água e farinha,e funciona a partir de micro-organismos presentes na farinha e no ar. Demora cerca de 10 dias para ficar pronto, depois deste período, está pronto para o uso, alguns dizem que é como um filho, você precisa alimentar diariamente com um pouco de água e farinha para que não morra.
Pães feito com "Levain" tem um sabor e textura incomparáveis, geralmente encontrados em padarias artesanais. Em São Paulo, a padaria 14 de Julho, usa um levain que foi criado a 120 anos pelos fundadores, e foi alimentado durante todo esse período.









Nenhum comentário:

Postar um comentário