O post de hoje gostaria de falar um pouco de 3 regrinhas básicas que seguimos em casa para receber bem nossos convidados.
Quando você faz um convite, o objetivo principal é que seus convidados sinta-se bem recebido em sua casa, sinta que você organizou tudo pensando neles, e consequente mente bem acolhidos.
Como fazer isso? Abaixo as 3 principais regras e dicas:
- Convite, é claro que você não precisa fazer um convite impresso, porém um telefonema, consulte a agenda e disponibilidade dos convidados, o convite feito com 4 a 5 dias de antecedência para um jantar casual é de bom tom, para um aniversário ou datas comemorativas como Pascoa, Natal, Aniversário, Ano novo o ideal é de 20 a 30 dias de antecedência.
- Cardápio, quando fizer o convite, pergunte se os convidados tem alguma restrição alimentar, imagine você decide fazer Bobó de Camarão, e um dos seus convidados é alérgico a camarão, ou você decide fazer uma bela peça de carne assada, e vai receber uma família vegetariana e você não sabia, pense nisso.
- Veja o número de convidados na hora de arrumar a mesa, se tiver crianças e você tiver espaço, monte uma mesinha para as crianças com copos, pratos e talheres plásticos, colocando alguma decoração lúdica, um brinquedinho alguma coisa que as crianças sintam-se a vontade na sua casa, se não coloque junto a mesa dos adultos, afinal você não querer ver uma criança se machucando ao quebrar um prato.
Existem várias outras regras de etiqueta, porém um convite adequado e a tempo, um cardápio condizente com a ocasião e gosto dos convidados, e a mesa posta considerando todos da família faz toda diferença.
Resolvi abordar este tema, pois recentemente recebemos o pai de um casal de amigos em casa, fizemos a pergunta de sempre, e era uma noite fria, então pensamos em um creme de abóbora com gorgonzola, e uma sopa de batata e frango, e de sobremesa um pudim de leite, pois era um jantar casual no meio da semana. Quando eu e minha esposa estávamos discutindo o cardápio, lembramos que o convidado era diabético, então pudim de leite foi descartado e fizemos o Merengue desconstruído, e servimos a gorgonzola a parte já que o convidado não gostava de gorgonzola. Resultado, foi uma noite de muito vinho e bom papo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário